quarta-feira, 31 de março de 2010

Interatividade na Comunicação



O palestrante Daniel Kaestli, do SBT, veio a nossa faculdade para dividir seus conhecimentos em Mídias Interativas. De acordo com o que foi exposto em sala de aula, podemos dizer que a interatividade com o consumidor passou a ser essencial para empresas que querem se destacar num mercado de grande competitividade.
Segundo Daniel, a interação com os usuários (no caso do SBT, telespectadores) pode ser feita de diversas maneiras, através das diferentes mídias existentes.  O ideal é usar as mídias de forma que elas se complementem, atingindo assim um maior número de usuários no maior número possível de situações.

Daniel falou sobre a atuação do SBT nas diversas mídias. Segundo ele, o SBT é líder em interatividade do Brasil, sendo uma TV aberta com alta audiência e com um público diverso costumado a interagir”. Essa interação pode ser feita através dos programas de auditório, internet ou celular.
Os programas de auditório, como o Programa Silvio Santos ou o Programa do Ratinho, realizam grandes interatividades entre os artistas e o público, gerando uma força de promoções muito grande. Um exemplo de interatividade é o “Portal de voz do Ratinho” onde o telespectador liga para um determinado número e concorre a mil reais ou o direito de ir até o palco e participar ativamente do programa. Além disso, produtos com a marca SBT são vendidos e se tornam mais uma fonte de receita para a empresa.
A internet, como não poderia deixar de ser, é uma grande aliada nesse processo, possibilitando uma grande interação com o público a um baixo custo de manutenção. O site do SBT possui todas as promoções da rede e como participar delas, além de outras formas de interação como jogos online.
Uma das tendências é o Mobile Marketing usando tecnologias como Bluetooth, PIN code e SMS. Essa última se mostra uma grande tendência nas Mídias Interativas, já que permite uma interatividade “na mão “do usuário. O celular se mostra útil na medida em que serve de auxílio para as promoções e pode se tornar uma ferramenta de informação para os usuários. Por exemplo, ao mandar uma mensagem com o nome do time do coração para um determinado número, o usuário passa a receber notícias de seu time. O SBT possui, além de futebol, vários conteúdos informativos disponíveis para celular, além de estudarem novas formas de utilizar esse aparelho que podem vir a gerar mais receita.
Seguindo nessa linha, a SBT teve grandes promoções envolvendo o usuário, fazendo com que ganhasse prêmios de interatividade em diversos anos. Por exemplo, a promoção “Gols do Péle”, ganhadora do prêmio de melhor mídia interativa de 2008, onde havia a interação através de SMS com os telespectadores, em que eles deveriam votar em qual foi o gol mais bonito do Pelé, além de criar uma frase explicando o porque e com isso concorriam a um carro GOL 0 KM. Outro case de sucesso foi a promoção “10 semanas inesquecível do SBT” onde o público interagia através de mensagens de texto e tinha a possibilidade de ganhas dois carros, um para a pessoa que ganhou e outro para quem ele conhecesse.
Dessa forma, podemos dizer que a Interatividade se tornou uma ferramenta essencial para uma empresa competir nesse novo mundo de informações rápidas e inovações constantes. A interação com os usuários gera receita para a empresa e fortalece a marca perante ao seu público-alvo, já que a empresa pode estar presente nas mais variadas situações do cotidiano. Portanto, uma empresa que não estiver antenada com as inovações tecnológicas e os diversos pontos de contato com seus consumidores se torna menos competitiva nesse contexto.    


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