quarta-feira, 10 de março de 2010

ESPN desvenda a "cara" do fã do esporte



Durante a aula de Abordagens Contemporâneas da Comunicação Mercadológica, na ESPM, foi apresentada a pesquisa realizada pela ESPN Brasil acerca do comportamento do fã do esporte no país. A pesquisa teve como objetivo descobrir os hábitos destes para mais tarde melhor elaborar a estratégia de comunicação.
A pesquisa realizada pelo canal foi de extrema importância devido ao atual cenário da comunicação no mundo. O usuário hoje está exposto a diversas plataformas ao mesmo tempo (celular, televisão, internet e mídia impressa) e é imprescindível para qualquer companhia que deseje sobreviver no mundo, entender isto.
A ESPN se destaca no mundo esportivo por desejar ser vista como uma entidade do esporte atuando em todos os meios, e não apenas como um canal de televisão paga.

Abaixo apresentamos os dados resultantes da pesquisa:

O fã de esporte tem em média 31 anos. Dentre suas principais características, estão; O hábito de conhecer pessoas e fazer novas amizades, estar frequentando alguma entidade de ensino ou procurando aprender sobre coisas novas através das novas tecnologias emergentes.

75% dos fãs de esporte dizem assistir a jogos pois se sentem bem e ficam com vontade de estar participando da partida. A maioria deles também afirmam que o esporte agrega valores como a seriedade “dentro de campo”, diversão, saúde, afeto e companheirismo. O esporte para eles funciona como uma válvula de escape da rotina massacrante, pois quando praticado, o stress do cotidiano é substituído pelo relaxamento e o bem estar que a endorfina, substância química liberada no corpo durante o exercício, proporciona.

De acordo com a entrevista, existem 5 perfis de fãs do esporte no Brasil:

1 – 16% - Fãs de futebol, em sua maioria homens, dizem não gostar de outro esporte.
2 – 26% - Enxergam o esporte como um bem-social, acreditam que ele causa impactos positivos na sociedade.
3 – 22% - apreciam a diversidade, e tem o esporte como uma forma de entretenimento. Esses fãs geralmente são de um maior poder aquisitivo e acompanham seus esportes favoritos principalmente pela TV paga.
4 – 11% acham que a integração que o esporte proporciona, é sua principal característica, logo estes preferem praticá-lo ao invés de assisti-lo.
5 – 25%, em sua maioria mulheres, tem o esporte como principal agente do bem-estar. Elas apreciam a variedade dentro do esporte e não são tão ligadas ao futebol como os homens. A maioria delas utilizam a TV aberta como forma de acompanhá-lo.

PERFIL POR ESPORTE

SKATE: Os fãs de skate são em sua maioria jovens pertencentes a esta tribo urbana, pois tomam o skate não só como um esporte, mas também como um estilo de vida (vide vestimentas, modo de falar – gírias e comportamento dentro da sociedade). Definem o skate como união, coragem e desafio. Eles têm o hábito de viajar para praticá-lo, e utilizam da TV fechada, da internet e de revistas para acompanhar o esporte.

BASQUETE: Os fãs de basquete são engajados, disciplinados e possuem uma personalidade forte. Definem o esporte por características como: Tática, estratégia e garra. Geralmente acompanham o esporte através da TV, tanto aberta como fechada, e pela internet.

SURF: Os fãs de surf, tem em boa parte, participação feminina. São em sua maioria influenciados pelos pais e/ou amigos no inicio da prática. Tomam o esporte como filosofia de vida, se identificam pelas roupas e marcas de acessórios, e estão sempre buscando a calma e o bem-estar praticando o esporte. Acompanham o esporte através da TV fechada, internet e de revistas.

FUTEBOL: Os fãs de futebol, são em maioria significativa, homens, de 18 a 44 anos, de todas as classes sociais. O futebol para eles é sempre uma surpresa e preferem seus times à seleção brasileira. O futebol também pode ser tomado como um dos pilares da sociedade brasileira, influenciando diretamente o dia-a-dia das pessoas, e até agregando expressões à língua (vide a expressão Show de bola). Utilizam da TV aberta e fechada, e a internet para acompanhar o esporte.

VOLEI: Predominante feminino, o público que compõe os fãs de volei, podem ser considerados fãs ativos, estão por dentro do assunto e costumam também praticar o esporte. Definem o esporte pela estratégia e pelo companheirismo, um jogo que ou se ganha ou se perde, a concentração também é definida como uma das principais características do esporte. A TV aberta e a internet são os dois principais meios pelos quais os fãs acompanham o esporte.

TÊNIS: Os fãs de tênis são em sua maioria, homens e solteiros, pertencentes a classe A, que se consideram líderes, gostam de novas tecnologias e têm prazer em gastar com equipamentos do esporte. Definem o esporte pelos conceitos do individualismo e da concentração. Acompanham o esporte pela TV paga e pela internet.

CSOS6A

Breno Valentini
Bruno Lee
Gabriel de Stéfani
Marcelo França
Rafael Cintra

Nenhum comentário:

Postar um comentário