quinta-feira, 25 de março de 2010

As Mídias Sociais, Planejamento Sustentável e o case Obama

Na quarta-feira 17/03, o Gabriel Reis da agência Riot, nos trouxe através de sua palestra, informações muito interessantes a respeito das tão faladas Mídias Sociais.
Uma das chaves do sucesso para que a campanha de comunicação dê certo nas Mídias Sociais é o Planejamento Sustentável, não basta estar presente em diversas mídias se os perfis não estão alinhados e recebendo atualizações.
Segundo David Armano, Vice presidente da Edelman e dono da Dachis Group - consultora de negócios sociais, todos querem achar a mina de ouro das Mídias Sociais, porém fazem de maneira errada, devido a falta de planejamento correto.
“Vamos fazer algo inovador, vamos para as Mídias Sociais” – Mas na maioria das vezes o que acaba acontecendo é a companhia se restringindo ao Youtube com um vídeo viral ou coisa do tipo, principalmente por falta de engajamento e tempo.
É preciso entender que as Mídias Sociais requerem dialogo, interatividade, informalidade, pessoas familiarizadas e principalmente a abrangência aos diversos nichos existentes na rede.
Enquanto em uma empresa há áreas separadas por exemplo de TI, relacionamento com o cliente e marketing, nas Mídias Sociais não há essa distinção, ela abrange as áreas de forma conjunta, servindo tanto para o maketing quanto para o relacionamento com o consumidor, tanto ativo quanto passivamente.
Devido a isso é formado os 4C`s da comunidade de mídias sociais: Conteúdo, Contexto, Conectividade e Continuidade. Através dele é possível fazer com que a Comunicação seja mais efetiva, sendo direcionada para a localização desejada e consequentemente tendo uma maior colaboração dos parceiros de comunidade.
David Armano, diz também que a integração é muito importante, citando como exemplo o facebook, rede social que está disponível não somente para PC`s mas também para celulares e consoles de Vídeo Game. Devido a essa integração, desenvolvedores de aplicativos conseguem obter maiores informações sobre seus consumidores e possíveis usuários, fazendo com que os aplicativos desenvolvidos sejam mais específicos para cada público.
Portanto, uma Organização que deseja produzir conteúdo para as Mídias Sociais terá que fazer um planejamento de negócios sociais, não somente para as inserções e abrangência, mas também para com ações internas, tornando possível obter uma maior conexão dos ecossistemas organizacionais e colaboração dos funcionários.
Para ilustrar o uso destas Mídias, Gabriel apresentou o case da campanha presidencial do Obama.O case exemplifica bem a eficiência de uma campanha online bem feita, fazendo bom uso do planejamento sustentável, não só para Marketing Político, mas para qualquer empresa.
Com um hotsite e 16 outros espaços sociais, Obama conseguiu interagir com seu público de uma forma integrada, não invasiva e coerente. Adequou o conteúdo de sua informação com o site que estava atuando; mudava as informações que divulgava de acordo com a rede social que, adequando sua mensagem ao contexto.
Em 2007 Obama tinha 130 mil seguidores no Twitter, e até o final de sua campanha teve mais de 500 grupos no facebook criados espontaneamente e cerca de 140 milhões de visualizações de seus vídeos no Youtube. Obama teve 87% da arrecadação da campanha veio da internet. 93% contribuíram com menos de $100,00.
Vale ressaltar que mesmo depois de ter ganho a eleição, Obama não “abandonou” seus seguidores, mesmo que menor, ele continuou fazendo uso das redes sociais para se comunicar com seus eleitores. Não à toa, este é considerado um case de sucesso com relação ao uso de meios e mídias digitais.


Grupo 3 - Denise Gorodscy, Felipe Lima, Gabriel Sarney, Paula Guz e Valéria Coutinho

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