quarta-feira, 10 de março de 2010

A ESPN na Era da Novas Mídias

É notável a maneira como na última década as inovações tecnológicas transformaram a comunicação global. Tal transformação, cada vez mais efêmera, pode ser identificada analisando-se os conteúdos veiculados, a presença maciça de novas plataformas de mídia e a crescente rapidez com que as informações se propagam.

No cerne do debate sobre a atual “Era da Informação” está o simples e poderoso fato de que um único emissor pode transmitir uma mesma mensagem por diversos canais e atingir milhares de receptores. Na web, por exemplo, qualquer um pode “criar” conteúdos e ser ouvido por todos.

As empresas e agências há muito já identificaram essa mudança e agora perceberam que aqueles que não se adequarem a ela talvez não sobrevivam.
No mundo inteiro o consumo de mídias tradicionais diminui a cada ano. O Brasil é o país que apresentou o maior tempo de navegação, em média segundo pesquisa realizada pela agência Ibope em 2008. Além disso, o acesso a internet também é crescente no país, sobretudo entre as classes C e D. Tais dados revelam que as mídias online tendem a potencializar-se cada vez mais e modificar a relação da sociedade com o rádio, a TV, os jornais e as revistas. Isso não significa que esses meios irão ser substituídos pela internet e deixar de existir, ainda mais em um país onde a TV detém tanta influencia social como no Brasil.

O caminho sem dúvida é a convergência, que atinge o maior número de pessoas, uma vez que utiliza diferentes canais e permite ao consumidor escolher aonde ele terá acesso à determinada informação.

Atenta a esse novo cenário a ESPN passou a focar na convergência de mídias para comunicar-se com seus telespectadores. Há três anos a empresa rebatizou sua tradicional área de “mídias” para “novas mídias” e começou a atuar com mais força nos veículos online.Ao mesmo tempo em que a empresa procura aperfeiçoar sua presença online ela não acredita no desaparecimento dos veículos tradicionais e recentemente lançou sua revista. Para Cássio Brandão, responsável por essa área da empresa, a mídia impressa tende a se transformar em algo mais glamoroso, com anúncios Premium e que irá envolver um ritual maior no consumo. Ainda segundo ele, mais do que estar em todas as mídias, a grande preocupação da ESPN é saber como interligar todas essas plataformas, de maneira que um meio estimule o telespectador a buscar por outro. Assim, no site do canal além dos diversos conteúdos informativos sobre esportes (resultados de jogos, estatísticas, colunistas) é possível acessar a programação da TV ESPN e da rádio eldorado ESPN.

Dar voz ao telespectador nunca foi tão possível quanto nos dias de hoje. A ESPN trata o esporte como paixão e considera imprescindível escutar sua audiência. Por meio dos canais online (site, blog, twitter) os telespectadores emitem suas opiniões sobre tudo que acontece no esporte e podem até interferir na programação do canal. Cássio Brandão citou o exemplo de um dia que teriam três jogos de futebol acontecendo no mesmo horário e os internautas podiam votar na partida que gostariam que fosse transmitido pela ESPN.

Além disso, o canal esportivo utiliza no Brasil o Mobile como ferramenta de interatividade com seu público. Os usuários do serviço ESPN MOBILE podem participar de enquetes, testar seus conhecimentos sobre o mundo dos esportes e receber alertas com notícias sobre seu time e sobre a programação dos canais da rede.



Outro exemplo de conteúdo interativo foi à ação promovida para ESPN nos EUA pela Wieden + Kennedy. A fim de celebrar o retorno das noites de segunda-feira com futebol americano no canal de esportes a agência criou uma ação de ativação que permite às pessoas que passam na rua pegarem as bolas lançadas para eles por um quarterback, virtual.O projeto, em funcionamento nas cidades de Nova York, Boston e Chicago usava vitrines interativas com reconhecimento de gestos. O sistema funcionava como um jogo, com um placar que ia registrando os pontos em tempo real e com as jogadas das pessoas sendo narradas por um apresentador da ESPN. Havia também um ranking, permitindo aos jogadores competirem pelo primeiro lugar no quadro de liderança nacional (http://creativity-online.com/work/espn-interactive-storescape/17323)

Outra forte tendência na web são os jogos online. Pensando nisso a ESPN criou o ESPN BAR SPORTS.O aplicativo é uma compilação de alguns jogos em flash que o usuário poderia encontrar em um bar de verdade, mas que consegue jogá-los ao acessar o Bar Sports da ESPN.(http://www.15letters.com/barsports/).

A ESPN está trabalhando com as diferentes mídias de maneira admirável, destacando-se em um cenário multidisciplinar como o da comunicação atual. Ela mantém as notícias cada vez mais disponíveis a seu público, permitindo que eles interajam e personalizem seu conteúdo.

Ao conseguir utilizar de forma criativa e inovadora as diversas plataformas, a ESPN disponta como craque em seu esporte favorito: a informação.


Grupo 2 6B

Carla Pessoa
Fernanda Felício
João Davanso
Maria Eugênia
Renata Muszkat

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