quarta-feira, 17 de março de 2010

Juventude 30 Quilates, a idade que vale ouro!


No dia 10 de março, Bia Mello (@biamello17) da Vh1 apresentou, na ESPM, a pesquisa realizada pela empresa sobre os jovens. Com nome de Juventude 30 quilates, a apresentação revelava dados e informações sobre a juventude que vale ouro.
A pesquisa foi realizada por se tratar do principal target da empresa, mas também em virtude das mudanças que estão ocorrendo em nossa sociedade. A pirâmide etária brasileira, pela primeira vez, com crianças e idosos ocupando uma menor proporção. Além disso, a juventude se estendeu, trazendo inclusive mudanças culturais que permitem o questionamento: os 30 são os novos 20?
Desta forma, a Vh1 realizou a pesquisa em duas fases em 18 países, com 28 mil pessoas: as pesquisas qualitativas, com dois grupos (25 a 34 anos e 16 a 19 anos) e quantitativas (jovens de 18 a 34 anos).
 O surgimento do conceito “juventude”, tal como o conhecemos hoje, se deu na década de 60, época em que os jovens passaram a mostrar suas opiniões com relação a drogas, política, economia, entre outros assuntos, e a serem ouvidos.  
Nos anos 80 ocorreu o fenômeno da globalização permitiu a  propagação e expansão da cultura jovem.
Já não podemos dizer que a cultura jovem é mesma de 30 anos atrás; as mudanças pelas quais tem passado se devem principalmente a fatores como: menor pressão para casar e formar família, maior liberdade sexual, maior desapego, prolongamento dos estudos, crescimento profissional relacionado a mobilidade, demora em conquistar maturidade.
De acordo com a pesquisa, a maturidade deve ser entendida segundo dois modelos: a maturidade funcional, que se refere às responsabilidades e dependências, e a maturidade emocional, que trata da identidade do indivíduo (quem é, para onde vai, etc).
Assim, para compreender a etapa de Ouro, é preciso descobrir as diferentes etapas da juventude. 
3 etapas da juventude:
                  1) Descoberta = ainda existe insegurança sobre o que se quer ser, para onde deve ir, o que fazer da vida. São os adolescentes.
                   
                  2) Experimentação = Já há responsabilidades, porém não tantas. São jovens de 18 a 25 anos.

                  3) OURO (30 Quilates) = 25 a 34 anos. Tem maturidade funcional e emocional em diferentes níveis, mas ainda não apresenta ambas as maturidades completamente formadas.  Por esse motivo que ainda são jovens.

De acordo com a pesquisa, 25 anos é considerada a melhor idade. A pessoa sabe para onde quer ir, tem responsabilidades (porém não tantas) e é mais segura. Mostra mais independência financeira e é mais exigente, pois alega que tem mais oportunidades que seus pais e por isso necessita de um emprego melhor. Tem autonomia para decidir quando deseja se casar e ter filhos.
 
O importante para esse jovem é alcançar o sucesso profissional e ganhar muito dinheiro, mas ao contrário do que se pensava antes da pesquisa, ele também almeja ser um bom pai/mãe, ser um parceiro carinhoso e ter casa própria. Esses dados mostraram que tais vontades se referem à conquista da maturidade, que muitos ainda dizem não ter.

Quando questionado sobre o que quer de sua vida, as respostas foram: desejo de aprender mais e desenvolver habilidades, fazer coisas felizes, ficar em paz, aprender mais da vida e sentir-se seguro.

Após traçar o perfil Jovem 30 quilates, ele foi subdividido em quatro segmentos: Garotos crescidos, Bem resolvidos, Pretendentes ao sucesso e Sonhadores nostálgicos.

Os Garotos crescidos possuem menor grau de maturidade emocional e maior maturidade funcional. Querem curtir o momento, não se preocupam muito com o futuro. Influenciam os outros públicos. São fontes de informação, geram tendências na moda e na música, gostam de diferenciação, do que é autêntico e exclusivo. Possuem a segunda maior renda. Um exemplo que mostra como esses jovens ditam tendências é a participação deles no Twitter. Se hoje todos acessam é porque esse público começou nessa rede social em 2008.

Os Bem resolvidos têm a maior maturidade funcional e emocional. Eles são responsáveis, positivos, se preocupam com a responsabilidade social. Já pensam na família e na casa própria, pois têm traçado o caminho que querem seguir. Por sempre buscarem novas habilidades, pensam que ainda não estão prontos, que há muito o que aprender. Esses jovens colocam em prática as tendências que os Garotos crescidos geram, mas sempre avaliando o custo x benefício, a qualidade e o conforto.

Já os Pretendentes ao sucesso sabem onde querem chegar, mas não se esforçam muito para isso. Eles demonstram maior maturidade emocional e menor maturidade funcional. O que eles não têm de responsabilidade, eles têm de personalidade e estilo de vida. Para eles os seus valores, a forma de agir e as marcas que usam irão influenciar totalmente nos objetivos finais. Eles usam crédito, são populares (têm todas as redes sociais e a maior quantidade de “amigos” possíveis), se interessam por moda e tecnologia e querem se sentir importantes.

O último segmento é o dos Sonhadores nostálgicos. Eles representam 10% da juventude. Possuem maior maturidade funcional e menor maturidade emocional. Os sonhadores desejam começar tudo de novo, voltar aos velhos tempos, pois a maioria teve que tomar decisões difíceis precocemente. Neste grupo estão os jovens que se casaram e tiveram filhos. Eles buscam marcas que já conhecem, são tradicionais e não estão interessados na cultura jovem. Desejam “escapar” da pressão, ser mimados e matar a saudade da juventude, como se não fossem mais jovens. Gostam de assistir televisão.


Dentre todos os assuntos abordados na pesquisa, é possível selecionar cinco pontos chaves que resumem de forma clara a Juventude 30 Quilates e o cenário atual:

- O mercado jovem está cada vez maior e mais valorizado, pois ele influencia não somente pessoas da mesma idade, como também os mais velhos e mais novos em seus interesses.
- Os jovens não são iguais. Há três principais etapas da juventude: Descoberta, experimentação, e a fase Ouro.
- A juventude 30 Quilates, que engloba jovens de 25 a 34 anos é a terceira e última etapa.
- Essa juventude busca a maturidade emocional e funcional e ainda não alcançaram ambas as maturidades. Os jovens dessa faixa etária podem ser segmentados em quatro grupos distintos.
- Em comparação com outras nacionalidades, o brasileiro é mais bem resolvido e dá maior importância à maturidade.


O resultado da pesquisa mostrou características que antes do estudo não eram esperadas. Considerando o resultado apresentado, pode-se responder à pergunta inicial e concluir o estudo: Os 30 não são os novos 20.

Apesar de darem maior importância à diversão, serem mais flexíveis e abertos, e estarem em constante contato com os acontecimentos diários – características presentes em um jovem atual de 20 anos, mas que diferem de pessoas de 25 a 34 anos de antigamente -, a juventude 30 Quilates é mais madura. Existe a busca da identidade, a responsabilidade e as obrigações que não lhes permitem ser o jovem de 20 anos, o qual vive mais livremente e sem peso.

A juventude 30 Quilates, por ser mais bem resolvida, sabe aproveitar melhor o que tem em mãos e não desperdiçar tempo. Por esse motivo é considerada uma juventude que vale ouro, tanto para quem vive, como para quem sabe vender.    


Quem quiser saber mais sobre a pesquisa:  http://vh1brasil.uol.com.br/juventude30/

Assista ao clipe da música que reflete a Juventude 30 Quilates: Música We are Golden - Mika

Grupo:
CSOS 6C

Carolina Giachini
Livia Ulian 
Marcella Penatti
Maria Renata Storto
Roberta Sampaio

Um comentário:

  1. Grupo 2,

    Parabéns pelo post. O resumo de vocês sobre a pesquisa ficou ótimo. Souberam enfatizar os principais pontos e mostrar como este público é importante para novos negócios, produtos e conteúdos.

    Segue link para o comercial Melissa 30 anos, que acredito ser um dos que melhor souberam falar com este target.
    Abs Bia Mello
    www.youtube.com/watch?v=C6IlOHwVjXM

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