quarta-feira, 3 de março de 2010

ESPN SAI NA FRENTE NA GERAÇÃO DE CONTEÚDO PARA OS FÃS DO ESPORTE.

A ESPN está no Brasil há 21 anos e, no mundo, atinge mais de 300 milhões de domicílios em aproximadamente 190 países. A maioria das pessoas lembram dela como um canal de TV por assinatura, mas ela não é simplesmente isso. A ESPN quer ser vista como “um provedor de conteúdo esportivo que atinje o fã de esporte aonde quer que ele esteja via qualquer meio que ele possua” diz André Quadra, diretor de marketing da ESPN.

Foi realizada então uma pesquisa a fim de se conhecer melhor quem é o fã de esporte e como ele se relaciona com a mídia. Já que a idéia é se transformar em um portal provedor de conteúdo, nesse contexto a mídia (de uma maneira geral) ganha um papel muito importante e estratégico.

DESTAQUES DA PESQUISA


* Há 5 perfis de fã de esportes:

1. 16% ⇢ Radicais: Fanáticos por futebol, em sua maioria
2. 26% ⇢ Consideram esporte um bem social: Pertencem à Classe B ou C; Futebol é a preferência da maioria
3. 22% ⇢ Esporte é diversidade: homens jovens, mais favorecidos economicamente (acesso a mídia, informações e redes sociais)
4. 11% ⇢ Esporte é integração: gostam de todos os esportes (mas preferem os radicais)
5. 25%> Esporte é bem estar: mulheres, gostam de vôlei, natação, etc.

PERFIL POR ESPORTE

* SKATE

O fã de Skate pertence a uma tribo muito urbana. Sofre grande influência dos amigos, com quem pratica o esporte em diversos pontos da cidade. É antenado, possui blogs e outras mídias sociais, viaja, é pró-ativo, gosta de filmar suas manobras e postá-las no Youtube, além de dividir com os amigos outros conteúdos. Para caracterizar o esporte, utilizam palavras como: adrenalina, força de vontade, machucado, desafio, companherismo e simplicidade.
Suas principais mídias são a internet e a TV fechada.



* BASQUETE

Os torcedores de basquete sofrem influência principalmente dos pais e valorizam a disciplina como traço de personalidade. As palavras que mais se destacam na hora de descrever o esporte é: estratégia, técnica, garra, respeito às regras.
As mídias mais utilizadas pelo fã de basquete são a TV aberta, TV fechada e internet.



* VÔLEI

Prático, organizado e planejado. Esse é o perfil do fã de vôlei. Suas principais influências são a escola e os amigos. Para ele, concentração, agilidade, ética e respeito e companheirismo são as palavras chaves para a pratica do esporte.
Suas mídias incluem TV aberta e internet.



* TÊNIS

O fã de tênis é vidrado em tecnologia. Pertence a uma classe mais alta (é o mais rico dos fãs) e pertence a um mundo mais individualista, exclusiva. Trata-se de um esporte solitário, que exige concentração. Dizem que seu maior inimigo, é você mesmo. Se consideram lideres.



* SURF

Surf é filosofia de vida. É o que dizem os fãs desse esporte. É imersão na natureza, equilíbrio, liberdade e energia. Suas principais influências são os amigos e os pais, que muitas vezes também praticam o esporte.
Preferem acompanhar seu esporte pela TV fechada, internet e impressos.



* FUTEBOL

O esporte mais adorado pelos brasileiros ultrapassa, muitas vezes, para o fã, o conceito de esporte: "É uma entidade a parte." No futebol, onde "nem sempre o melhor vence", é instigado no seu telespectador idéias de paixão, torcida (clã), refúgio do stress do cotidiano e integração (ausência de diferenças).
Assistem principalmente a programas de esporte, na TV aberta e fechada.



Desta maneira, e já conhecendo o perfil de cada fã de esporte, a ESPN procura cada vez mais adequar o conteúdo a ser entregue ao fã de determinado esporte. Hoje, ela é considerada uma empresa multiplataforma provedora de conteúdo esportivo, e tem sob seu guarda-chuva as seguintes plataformas: ESPN Brasil (Canal de TV por assinatura), ESPN HD (lançado em abril do ano passado), ESPN.com.br, ESPN 360° (portal de vídeos online), ESPN Mobile, ESPN Revista, ESPN Eldorado, EXPN (esportes radicais), Blog ESPN e X-Games (eventos).



Os canais de TV, especificamente, são reconhecidos pela diversidade de esportes, entre eles a UEFA Champions League, os campeonatos Espanhol, Italiano, Inglês e Alemão, NBA, Grand Slams de Tênis (US Open, Roland Garros e Australian Open) e Futebol Americano (NFL e Super Bowl), e os X Games. Além disto, já se consagrou com os grandes eventos como a Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Jogos Pan-Americanos. Em 2009, o destaque foi o retorno da Copa do Brasil.

Analisando a questão mídia tradicional versus mídia alternativa, não há conflito nem ameaça. Há oportunidade nesse cenário, principalmente para o modelo da ESPN. No entanto, mesmo que a TV continue sendo ainda a maior fonte de receita, várias oportunidades de se atingir um nicho de mercado podem ser encontradas utilizando mídia alternativas (e mais interativas). A internet não pode mais ser considerada como um meio alternativo (já que é a segunda que mais gera receitas à empresa) e sim como uma oportunidade uma vez que há ainda muito espaço a crescer. As mídia online da ESPN têm em torno de 3 milhôes de usuários, o que é menos que 10% do total de usuários de internet no brasil, um número que gira em torno de 35 milhôes de usuários.



“Daqui há 5 anos a ESPN será muito mais um site do que um canal.” diz André Quadra

Uma das maiores discussões atuais é o questionamento se vale a pena ou não colocar conteúdo de graça na internet, como é uma das estratégias da gigante digital, Google. Mas, vejamos o caso da ESPN em particular. Ela precisa, também, pensar em uma alternativa para que não haja atrito com o provedor da TV por assinatura, como exemplo.



Enfim, as opções, alternativas, oportunidades são muitas e a ESPN tem acompanhado e seguido bem de perto essa evolução das mídias, utilizando o conceito de multiplataforma, de maneira a gerar conteúdo e tentar maximizar o grau de adequação desse conteúdo para que atinja aquele determinado fã de esporte de uma maneira cada vez mais "customizada".




Autores:


Alexandre Gewehr
Gabriela Palhares
Marcelle Katayama
Marcos Vale
Thiago Ferreira Moraes

CSO - 6B

http://www.youtube.com/watch?v=DZFFinU5QpM





Fontes:

- Entrevista com André Quadra, Diretor de Marketing ESPN Brasil

http://www.mmonline.com.br/noticias.mm?url=Andre_Quadra_assume_diretoria_de_marketing_da_ESPN_no_Brasil

http://newronio.espm.br/index.php/2009/05/15/o-mestre-na-tv/

http://newronio.espm.br/index.php/2010/02/23/off-google/

http://espnbrasil.terra.com.br/

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