segunda-feira, 15 de março de 2010

Construindo marcas corporativas utilizando mídias sociais

Na palestra do dia 3 de março de 2010 recebemos Cynthia Polzer, uma jovem apenas alguns anos mais velha que nós, muito simpática, e que falou sobre mídias sociais com tremenda paixão e entusiasmo. A palestra foi ótima, e eis que agora escreverei um pouco sobre seu conteúdo.


Primeiramente, o que são exatamente Mídias Sociais?
Claro que ao ouvir esse termo, imediatamente nos vêm à cabeça nomes como Orkut, Facebook, Twitter, MSN, Flickr, MySpace, Formspring, e tantos outros... Assim, Cynthia definiu a mídia social como aquela utilizada pelas pessoas por meio de tecnologias e políticas na web com o objetivo de compartilhar opiniões, idéias, experiências e perspectivas. São consideradas mídias sociais os textos, imagens, áudios e vídeos em blogs, microblogs, comunidades, quadro de mensagens, fóruns de discussão on-line, podcasts, wikis, vlogs e afins que permitem a interação entre os usuários.
Interação. Eis uma palavra importantíssima!
Com a web, as fronteiras das organizações estão em processo de redefinição. A web nos impõe princípios de comunicação colaborativa e associativa nunca antes permitidos por outros meios. Hoje em dia fala-se muito em presença digital, pois as marcas querem estar cada vez mais presentes nesse mundo da web, com objetivo de atingir seus consumidores.
Tendo-se em mente que toda forma de contato com a marca influencia direta, ou indiretamente, sobre a percepção da mesma, a presença digital deve focar em relacionamento, afinal, esse relacionamento pode gerar mais lucros no futuro que de imediato. Quem ama não trai, certo?
Se uma pessoa é apaixonada por uma marca, ela não apenas vai continuar comprando essa marca, como também vai indicar para sua rede de contatos. Há 10, 20 anos atrás se conseguia influenciar 10 a 15 pessoas, sendo essas parentes e amigos mais próximos. Hoje, com a mídia social, conseguimos influenciar muito mais pessoas.
É só pensar em quantas pessoas você tem no Twitter, MSN, Orkut, Facebook, Sonico, Hi-5... veja quantas pessoas participam do grupo de discussão ou do fórum/grupo de discussão que você participa. Some tudo e tenha uma idéia de quantas pessoas você pode influenciar, para o bem ou mal de uma marca.
Ou seja, não basta estar nas redes é preciso saber estar. Acredito ter sido esta a principal mensagem da palestra, mostrar a nós, comunicadores, como utilizar as mídias sociais como estratégia.
“Um post no Kibeloco pode destruir uma campanha de milhões na TV”, li outro dia no Twitter. Pois bem, vejam o que aconteceu na campanha da Cerveja Devassa com a Paris Hilton. Por um erro da agência, um teaser que custou bem alto foi detonado via Twitter, claro que o Kibeloco entrou nessa onda, e ajudou a detonar mais ainda a campanha. Não tem o que fazer, as redes são livres para as pessoas falarem o que querem.
Cynthia encerrou a palestra dizendo que a palavra-chave do momento é engajamento e mostrando os 10 passos para estar presente nas mídias sociais e usar isso a favor da sua marca.
Resumindo-os, fica aqui uma regra básica para o sucesso: Entender o consumidor e respeitá-lo, não como um número, mas sim como uma pessoa. Quando as empresas conseguirem esse nível de respeito e também entender que o consumidor está no poder, elas terão seus lucros, clientes e consumidores aumentados em grande escala, basta que elas vejam que o lucro não tem que ser imediato. Ele tem que ser hoje, amanhã, mês que vem com o mesmo consumidor. E as agências, principalmente os profissionais de planejamento estratégico digital, têm que estar ao lado de seus clientes nessa mudança de comportamento. Será que conseguimos?


Grupo 2- 6A:
Ananta
Dóris
Kelly
Lara
Samanta

2 comentários:

  1. A Cynthia Polzer é ÓTIMA. Sorte de vocês pela oportunidade de passar algumas horas compartilhando conhecimento com ela. Abraços a todos.

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  2. Agradeço a oportunidade de falar com vcs sobre esse tema tão interessante e dinâmico.
    Com certeza o novo comunicador precisa voltar sua atenção para as Mídias Sociais e a questão da reputação online.
    Abraços.
    Cynthia

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