quarta-feira, 17 de março de 2010

Abrem-se as portas para o mundo encantado.


A Disney nasceu com a criação de desenhos animados e com o intuito de proporcionar às crianças um mundo de fantasias, um mundo de diversão, incentivando-os a manter a sonhadora criatividade juvenil. As crianças conquistadas na época de seu surgimento cresceram e continuaram apaixonadas pela idéia Disney. Ao notar a variedade de perfis e idades que se identificavam com a marca, notou-se a oportunidade de ampliação e diversificação de categorias dos produtos da empresa. Isso só ajudou a marca a se aproximar ainda mais de seu público, conquistar novos e mostrar que é, sim, possível ser líder em diferentes segmentos de mercado. Quando é citado diferentes públicos lembramos instantaneamente da necessidade de identificar os canais de comunicação mais adequados para se comunicar com seu target.
A cada dia que passa a internet toma força como centro de informação de assuntos variados, um claro novo mundo, o mundo digital. E é nesse contexto em que somos situados por Thiago Ferreira, gerente de mídia interativa da Walt Disney Company, que expressa  o tamanho do desafio que enfrenta todos os dias, ao buscar soluções inovadoras para se comunicar com o público através das tão famosas novas mídias; com o intuito de proporcionar a experiência Disney em todos os possíveis pontos de contato da marca com seu consumidor.
Um exemplo de como a Disney consegue cercar seu público em diferentes pontos de contato é o case comentado durante a apresentação sobre o fenômeno Hannah Montana. A personagem se tornou um ícone para o público teen se transformando então em uma marca fora da série de TV, sendo responsável pela produção e licenciamento de vários outros produtos que levaram o seu nome e que conseqüentemente impactavam o publico abrangendo diversos canais e aumentando relativamente o faturamento que superou o esperado.
Realizando um paralelo entre o case descrito e o mundo atual em que a Disney está inserida, jogos de videogames com o tema Hannah Montana foram lançados para diversas plataformas (Wii, Xbox, Playstation), jogos online, temporadas dos episódios foram criadas, conteúdos específicos via mobile, e até mesmo áreas especificas em parque temáticos. O que mais surpreende é que shows da personagem passar a se tornar realidade e fãs enlouquecidos buscavam ingressos e a carreira da própria atriz decolou apos assumir a personagem.
Seguindo esses exemplos, vemos a influencia do mundo digital no mundo real, impactando, assim, o cotidiano das pessoas, que estão cada vez mais acostumadas e dependestes do meio virtual e da instantaneidade de informação disponível. Percebemos dessa forma a maneira que a empresa consegue abordar o seu público, fazendo com que ele realmente sinta o que é passar pela experiência Disney e consiga propagá-la através das mídias que estão ao seu alcance como blogs e outras redes sociais, fortalecendo cada vez mais a marca.  
É interessante notar que a força da marca Disney já soube diversificar seu portfólio de produtos ao longo dos anos tais como: canal de TV, brinquedos, filmes, roupas, papel de parede, roupas e etc. Esse tipo de diferenciação mantém a marca sempre em renovação, mostrando ter a preocupação em conquistar novos públicos e satisfazê-los. Há marcas que almejam construir uma força de marca como a da Disney já que, ao lançar algo novo, mesmo em uma categoria fora do que é sua especialidade, consegue alcançar o sucesso.
O grande esforço na produção e manutenção de seus produtos e também a preocupação com a marca Disney, fez com que a empresa atingisse um grau de reconhecimento invejável. O licenciamento da marca Disney demonstra exatamente esse poder que marca tem em transmitir segurança e qualidade na mente do consumidor mesmo em fraudas ou até rodinhas de geladeira. Embora a empresa seja já exista a muitos anos, ela conseguiu se adaptar ao meio digital com uma rapidez e excelência.

Grupo 3:  Fernanda Frizzo 
                Gustavo Amaral 
                Gustavo Amorin 
                Giulia Donatello         
                Priscila Garcia      CSOS 6D
          

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