sexta-feira, 2 de abril de 2010

Dando água para quem tem sede.


Muito se fala sobre as novas ferramentas de comunicação que estão à disposição das empresas, sobre as mídias sociais e sobre a web 2.0. Para quem trabalha na área de comunicação é mais do que uma obrigação entender sobre estes pontos e estar ligado em seus potenciais. Mas o que poucos realmente entendem é: como construir a base de tudo isso? Como montar uma política empresarial voltada para a administração das redes sociais?

Para isso, recebemos Carlos Cavalcanti Filho, Paulo Henrique Lemos e Vivian Manieri da CDN Comunicação Corporativa em nossa aula de Abordagens Contemporâneas da Comunicação Mercadológica na quarta-feira, 24 de março de 2010.
Como meio de introduzirmos o assunto, vale lembrar o panorama que estamos vivendo na comunicação atualmente, assim como Carlos Cavalcanti explicou.

Com a evolução dos meios de comunicação, da tecnologia e também da própria comunicação, migramos do Broadcast para o Socialcast, o que significa, paramos de ser receptores de determinada mensagem para, de maneira mais democrática, começarmos a emitir e replicar nossas próprias mensagens. É nesse ponto que tocamos na Web 2.0. Se os usuários da web têm o “poder” de não apenas receber, mas também criar uma mensagem, a disponibilidade de informação aumenta, as mensagens se replicam e a interação é maior. Mas como isso se torna interessante para uma empresa ou para uma marca?

Se os usuários têm a capacidade de produzir qualquer tipo de conteúdo ou mensagem e compartilhar esta mesma informação, temos o que popularmente chamamos de “boca a boca”, porém dentro da rede. Sendo assim, quando uma pessoa ouve algo a respeito de alguma marca ou produto que tenha sido dita por outra pessoa, como ela, em vez de ser uma publicidade direta realizada pela mesma empresa, a mensagem se torna mais pessoal e menos comercial.

Ok! Entendemos o contexto geral, mas nada é novidade até aqui. Continuamos querendo entender como criar uma política em uma empresa para auxiliar a comunicação na web. Não existe receita pronta, muito menos verdade absoluta, mas há dicas que podem ser seguidas, dadas por quem vive o dia a dia da comunicação na web que ajudam a esquivar-se de erros simples. Lembre-se que uma política de comunicação começa de dentro da empresa.

1. Deixe claro o propósito da política:
Não comece pelo que NÃO pode, e sim pelo que pode. Discuta com vários departamentos para saber a necessidade e a intenção de cada um em utilizar a comunicação através da web.

2. Seja responsável pelo que você fala:
O consumidor sempre se importa com quem transmitiu a informação, pois o que é dito ou exposto é responsabilidade do transmissor da mensagem.

3. Seja autêntico:
Identifique-se, não tenha medo de mostrar quem é você e/ou em nome de quem você fala, mas lembre-se do tópico acima, você é responsável pelo que fala.

4. Considere a sua audiência:
Lembre-se que quem está lendo o que está na web pode ser seu chefe, seu amigo, seu concorrente, ou seu funcionário. A repercussão da mensagem pode vir de qualquer lado e por isso o cuidado com as mensagens deve ser maior ainda.

5. Exercite o seu bom senso:
“Só porque dá pra fazer, não quer dizer que tem que ser feito”, disse Carlos. Existem informações, fatos, histórias e casos que não precisam ser divulgados. Em vez de fazerem parte de uma comunicação efetiva, tais fatos podem se tornar os verdadeiros “queima-filmes”.

6. Compreenda o conceito de Comunidade:
Entenda que “falar é prata, calar é ouro” segundo a citação de Carlos. Entenda o que será dito, pra quem irá falar, na hora que se deve falar e se esta mensagem cumpre o objetivo para o qual foi proposta.

7. Lembre-se de proteger informações importantes:
As informações vão e vêm com extrema rapidez e facilidade, qualquer descuido com a proteção da informação permite que algo confidencial torne-se público em poucos instantes.

8. Agregue valor a sua comunicação:
“Seja Relevante. Leve água pra quem tem sede.”
Enquanto muitas empresas tentam estabelecer uma conexão entre o panorama atual da comunicação e uma política empresarial adequada de comunicação na web, já existem exemplos de casos de sucesso como, por exemplo, o do FIAT Mio. E há também casos de total desastre, como o da Pizzaria Domino´s.

O novo carro da FIAT, o FIAT Mio, foi um projeto realizado pela fabricante de automóveis onde as pessoas puderam, através da web, opinar e dar sugestões sobre carros, mandar projetos e idéias de carros-conceito, resultando assim em um produto completamente “customizado” pelos próprios clientes. Essa não foi apenas uma maneira inovadora de interagir com os consumidores, mas foi um modo já conhecido que se tornou relevante por agregar valor a sua comunicação.

Já o caso da Pizzaria Domino´s repercutiu bastante dentro das redes sociais onde a divulgação de um vídeo gravado por funcionários da empresa adicionando “ingredientes nojentos” à pizza de consumidores gerou uma queda das vendas quase que por completa. Para se esquivar do ocorrido foi necessário gravar um vídeo com o presidente da empresa, assim como alterar a composição de ingredientes da própria pizza.

Como já foi dito, não há uma regra única a ser seguida, mas o cuidado, o planejamento e o entendimento do público podem ajudar na hora de criar uma política empresarial de comunicação.

Lembre-se que os negócios de uma empresa se baseiam em pessoas, a comunicação é feita de pessoas, para pessoas. Portanto, leve água para quem tem sede e assim poderá dar o primeiro passo para uma comunicação relevante.

Consideração do Grupo:
Aproveitando a capacidade de replicação de informação, ao começo da palestra postamos no Twitter a mensagem a seguir:

No primeiro “post” a mensagem atingiu diretamente 192 pessoas, sendo replicadas duas vezes através de um simples “Retweet”, onde passou a atingir mais 223 pessoas em um das vezes e novas 147 pessoas na segunda vez, totalizando 562 pessoas atingidas pela informação da palestra em menos de 15 minutos.

Agradecimentos:
Carlos Cavalcanti Filho, Paulo Henrique Lemos e Vivian Manieri
www.cdn.com.br
www.cdni.com.br

Postado por: Grupo 5 - CSO6A
André Bastos
Guilherme Monte Carmelo
Mônica Peixe
Stela Anderson

2 comentários:

  1. Que bela síntese, meus caros! Obrigado por participarem, e contem conosco para o que precisarem. Abraços, Carlos.

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  2. Gente, muitíssimo obrigado pela atenção e por esse post tão caprichado!

    Estou à disposição de vocês para o que precisarem. Perguntas, críticas, sugestões, projetos, you name it.

    Abraço e até a próxima!

    @PHLemos

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