quarta-feira, 14 de abril de 2010

Consumo de Entretenimento na Era Digital

DIVERSÃO DIGITAL
Na quarta-feira, dia 07 de Abril, tivemos uma palestra bem interessante sobre o Consumo de Entretenimento na Era Digital com Thiago Ferreira, da The Walt Disney Company.

Thiago nos contou sobre sua trajetória e todos os processos envolvidos no Consumo de Entretenimento Digital.
O mundo do Marketing e Negócios Digitais levou a Disney a buscar e oferecer experiências digitais, como vídeos, jogos e músicas, que junto com os filmes e seriados, proporcionam uma experiência completa.
Para aprofundar mais, ele nos explicou como o seu departamento dentro da Disney organiza suas atividades:

- Distribuição: venda em diferentes canais digitais;
- Promoção: promover produtos e entretenimento em diversos canais;
- Relacionamento: Cuidado do site, análises e estratégias;
- Marketing Digital: prestadora de serviço interno.

Atualmente a Disney conta com mais de 250 websites e 40 milhões de jogos que promovem entretenimento e a experiência Disney. Tais interações de sustentam em pilares como: criatividade, qualidade, tecnologia e magia. Thiago traduz o conceito de New Media para New World, pois o mundo digital é uma nova forma de consumir entretenimento e uma nova realidade para profissionais - diferentemente de pessoas que já nasceram nesta era da tecnologia e interação. E para isso a marca contempla a Interactive Media Experience – Linha de negócios da Disney – uma vez que há muita concorrência neste meio, e múltiplas formas de interação e entretenimento.

O maior desafio agora é entender a fundo como o consumo de mídia é feito pelos consumidores, mapeando suas atividades do dia-a-dia para descobrir exatamente quando, como e onde ele entra em contato com o mundo virtual. A "disputa pela atenção" hoje é grande, por isso devemos traçar muito bem nossos objetivos e entender com quem vamos falar antes de realizar as ações, para que estas não criem rupturas no estilo de vida do público e seu consumo de mídias.
Há multiplataformas sociais e interativas que fazem parte da Experiência Disney, mas apenas 10% estão sob controle da marca, o restante se dá por mídias sociais e interativas de consumidores.
Mas isto é bom para a marca, pois é mais uma maneira de “ver com os olhos do consumidor”. No website da Walt Disney há duas categorias, uma com o planejamento de interatividade, como mais de 200 jogos online; e a Explore, onde os internautas consultam informações diversas.
Websites a parte, Thiago disse que a Disney não procura entender com consumo mobile com base em experiências, o cenário mudou, a Disney já percebe que o celular é a própria experiência e basta fazer parte dela. Através desse aparelho podemos exportar mensagens para outras plataformas e, conseqüentemente trazer experiências tanto independentes como integradas.

Para sustentar todo esse cenário competitivo e influente de experiências e interatividade a marca tem foco em alianças, buscando manter sua qualidade, entretenimento, interatividade e lembrança. A maior vantagem do meio digital é sua mensurabilidade e novos modelos de negócios que buscam parcerias, aprimorando cada vez mais seu desenvolvimento e compreendendo mais seu público.
A maioria das empresas já entendeu a importância de ter uma área especializada em pesquisa avançada, onde as pessoas estão por dentro das novidades e assuntos de interesse, e que principalmente consigam traçar tendências futuras. Podemos até citar algumas empresas que sabem como traçar tais tendências, como Google, Apple, Nokia e Amazon, no entanto, a maioria ainda não percebeu esta importância.

Thiago encerrou a palestra reforçando que o entretenimento e interatividade têm de existir sem causar rupturas na vida das pessoas, fazendo parte delas. E deixou uma pergunta e uma afirmação para nós: Diante tal cenário de tantas mudanças e oportunidades, como será o mercado de consumo de mídias e entretenimento no futuro próximo? E de que forma isso impactará os negócios hoje vigentes? O importante é sempre fazermos perguntas sobre tudo, de como serão as coisas daqui para frente, e não ter medo de arriscar, pois é fundamental nessa nova era em que vivemos. Uma hora ou outra, de agora em diante, todos seremos pegos, mais de uma vez, por importantes surpresas trazidas por todas essas mudanças. De acordo com Thiago, “estar ciente disse é o primeiro passo. Antecipá-las não é tão simples, mas manter-se atento seguramente permitirá assimilá-las com maior velocidade.”

NÃO SABEMOS O QUE ESTÁ POR VIR. DESAFIOS À FRENTE, BEM COMO AS OPORTUNIDADES!

E este é o nosso papel, fazer o máximo para prever ações no futuro, tendo também como bases o passado e o presente, para que assim seja possível desenhar e analisar o contexto como um todo.

Palestrante: Thiago Ferreira, formado pela ESPM em 2003, em Comunicação Social (Optativa: marcas). Iniciou sua carreira na BCP Celular, onde ficou quatro anos, em seguida ficou mais quatro anos no Terra trabalhando com Mobile. Atualmente está na Walt Disney (Brasil) há cerca de quatro anos na área de Mídias Interativas.


Grupo: Camila Munhoes, Luciana Rolim, Marilia Trebbi e Natália Marcio.

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