terça-feira, 13 de abril de 2010

Estratégia 360 da série "Heroes" não foi pensada para gerar receita

A estratégia de "storytelling" multimídia da série "Heroes", uma das mais comentadas pelo seu sucesso em diferentes plataformas, nunca teve como objetivo a monetização. "Isso surgiu mais como uma ferramenta de marketing, para promover o programa", contou o criador e produtor executivo da série, Tim Kring, durante o MipTV 2010, nesta segunda-feira, 12. Ele disse ainda que quando a estratégia foi pensada, há quatro anos, a NBC queria entrar na área digital e deu o espaço necessário para os criadores. "Não havia senso de certo ou errado", diz.

Por isso, a maior parte do dinheiro para a realização das ações em diferentes plataformas do programa - entre elas os graphic novels - veio do departamento de marketing da NBC. "Com o sucesso da nossa métrica, conseguimos encontrar patrocínio para isso", completou.

Questionado sobre o futuro da "storytelling", Kring explica que o público é muito mais importante hoje do que costumava ser. "Sou fascinado por pegar uma história 2D e transformá-la em algo tridimensional. Temos que incluir o público na criação das histórias", diz. Para isso, ele diz ser necessário colocar a história, independente do meio em que será explorada, no centro de tudo, e não o programa de TV. "É preciso olhar para a plataforma, para o device que vai me permitir contar a história de um jeito que não foi feito", completa.

Ele contou ainda que a ideia para o programa surgiu depois dos ataques de 11 de setembro de 2001. "O mundo está complicado. Queria criar uma história sobre 'salvar o mundo', com heróis que poderiam ser nossos vizinhos", diz. "A cultura do consumo e das celebridades tomou o lugar dos outros heróis, como os nossos pais", conclui. Fonte: Pay TV News.

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