quarta-feira, 5 de maio de 2010

Mobile Marketing - Palestra Terence Reis [Atualizada]

Quando surgiram os primeiros celulares, esses aparelhos pareciam ter saído de um filme de ficção científica, e eram vistos como artigos de luxo, utilizados somente por gente de carteira gorda e profissão importante. Cerca de dez anos depois, o celular se tornou não só em uma necessidade básica do cotidiano, como também impulsionou o estilo de vida flexível que vivemos atualmente. Hoje em dia, quem não possui um celular? Mais do que uma simples ligação, hoje podemos tirar fotos, escutar músicas e acessar a internet, tudo através de um pequeno aparelho que cabe no bolso.
A tendência da mobilidade está cada vez mais presente em nossa época, e num cenário como esse, seria ingênuo pensar que o marketing não identificaria esse comportamento sem buscar formas de interagir com os usuários dessa tecnologia.
Quem veio nos falar sobre isso foi Terence Reis, que nos apresentou algumas possibilidades na plataforma Mobile. A tecnologia já está muito bem desenvolvida, já passou por diversas etapas de evolução, mas só agora as empresas começam a entender a função estratégica de tais ferramentas e como elas podem beneficiar seus planejamentos de comunicação. Assim, campanhas mais completas, integradas, entram em cena, entregando conteúdos mais relevante para o público-alvo tornado-se o Santo Graal da comunicação  do Século XXI.



Podemos inferir a relevância dessa nova plataforma com base no report de Abril do instituto americano de tendências Trend Watchin, que divulgou que as empresas cada vez mais buscam agregar diferentes tipos de serviços aos seus produtos, ajudando as pessoas a viverem suas rotinas, porém onde a marca seja relevante e não só um simples objeto de venda ou o já ultrapassado conceito de “estilo de vida”  pensando que seu consumidor irá seguí-lo

A palestra se tornou extremamente relevante para seus expectadores pois Terence apresentou várias ferramentas de como as marcas se relaciona nessas nova plataforma:
Bluetooth, SMS, Mobile Web, Aplicativos, Realidade Aumentada, Torpedo de Voz, QR Code, Geolocalização.
Um ponto que vale resaltar sobre as novas tecnologias é de como é dado o acesso a elas. Não são todos os aparelhos que possuem ou suporta aplicativos, Bluetooth e tem  capacidade para leitura de Qr Code etc, Mas como podemos ver através de sites especializados e revistas do meio, cada vez mais os celulares inteligentes estão ganhando força, a participação deles em diversos mercados do mundo, principalmente os desenvolvidos já é relevante e forma um grupo em potencial para ser atingido grande. Todas as grandes fabricantes de celulares (Nokia, Motorola, RIM, Samsung, LG, Sony Ericsson) já têm diversos aparelhos que suportam tais tipos de tecnoliga e o setor prevê que até o final deste ano será possível comprar um bom smatphone por menos de R$500, o que incluirá grande faixa da população no universo de possíveis compradores.

Você sabia que o mobile-marketing surgiu na Europa?
 Em nosso estudo não encontramos precisamente onde, nem quando a primeira campanha foi realizada. Porém, sem dúvida um dos países pioneiros nessa tecnologia foi a Espanha, de acordo com Fernando Román, autor do livro “Mobile Marketing: A Revolução Multimídia”. Nesse livro ele cita uma campanha da Coca-Cola na Espanha, em 1996, que premiou consumidores com pagers (aquele mesmo, o famoso e antigo Bip, lembra?). Foram mais de 300 mil pagers distribuídos, um sucesso que não conseguiu suprir toda a demanda. Esses aparelhos permitiram à Coca-Cola enviar informações sobre as promoções da empresa. Havia se criado então, um novo canal de comunicação com o consumidor, e de domínio exclusivo da Coca-Cola, ainda que fosse muito limitado em conteúdo e interatividade. O interessante dessa história, é que quando essa campanha foi lançada a Coca-Cola ainda nem tinha sua página na internet espanhola, e foi só em 2000 que a empresa lançou a primeira campanha que integrava o celular à Web.
Sendo assim, a geolocalização, exemplificada na palestra com a rede social Foursquare [LINK http://foursquare.com/], será cada vez mais acessível às pessoas e, portanto, mais interessante para as marcas atuarem e entregarem conteúdo e benefícios mais relevantes, assim como as outras ferramentas.
Para se ter uma noção de como as marcas já atuam na plataforma móbile de Apps com iPhone, BlackBerry, Android e Palm um spreadsheet com todos os branded Apps. Para mais referências sobre Mobile Marketing acesse www.mobilepedia.com.br e www.mobilenews.com.br, sites dedicados exclusivamente a artigos e notícias sobre essa nova plataforma. Aqui e aqui dois vídeos clássicos sobre a evolução da tecnologia, sendo que o segundo dá maior foco à convergência.
A mobilidade é rápida e ágil. Vive em constante evolução. Nossas vidas se tornam móveis, casa dia mais. E é bom ficar atento, para de repente, não ficar parado. 


GRUPO: Felipe Plato, Gabriel Felipe, Gustavo dos Anjos, Leandro Peralta e Senino Júnior

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