quarta-feira, 5 de maio de 2010

E.Life- Monitorar no mundo de hoje é preciso.

A professora Ana Lúcia trouxe para gente duas pessoas para falar sobre o monitoramento e análise das mídias sociais, o Guilherme e a Andréa. Eles trabalham na E-life, que tem um histórico bem interessante! A empresa começou em um trabalho acadêmico do Alessandro Lima, como tema de mestrado da ECA, o vírus do bem. E hoje é a empresa brasileira líder na monitoração e análise da mídia gerada pelo consumidor na internet.


Mas por que uma empresa gostaria de monitorar o que seu consumidor fala sobre ela na internet? Por que alguém contrataria a E-life? Primeiramente é importante citar que existem hoje no Brasil cerca de 63 milhões de usuários de internet. Alguns acessam a internet para procurar sobre determinada empresa ou produto, outros para elogiar e muitos para criticar também. Os consumidores são advogados da marca e portanto, gostam de se expressar, exemplos disso são blogs criados para criticar marcas, comunidades do Orkut que demonstram adoração por determinado produto, etc.


Portanto, empresas procuram a e-life para: saber como sua marca está sendo avaliada por seus consumidores ou potenciais consumidores, criar uma relação de proximidade com seu consumidor, analisar tendências e principalmente criar novos insights para sua comunicação mercadológica. A internet é “pá-pum”, fazendo a informação se propagar ligeiramente e portanto, atingindo muitas pessoas. Esta rapidez pode ter um efeito arrasador quando se fala “mal” de uma determinada marca ou quando se espalha um vídeo erótico, como o da Daniela Cicarelli. A E-life acompanha essa rapidez, possuindo ferramentas que monitoram todas as mídias sociais, auxiliando seus clientes a utilizar a internet “a seu favor”.


O Guilherme e a Andréia citaram alguns exemplos do trabalho que vem sendo realizado pela e-llfe. Um exemplo extremamente interessante foi um case da Kimberly Clark. O cliente queria saber o que falavam sobre fraldas na internet. Foi encontrado um site, ligado ao Facebook que se chama Circle of moms que possui 5 milhões de usuárias ativas. Você conhece este site? Não? Nós também não conhecíamos. E provavelmente a Kimberly Clark nem sabia da sua existência. Mas ele é extremamente relevante para as mães e portanto, foi muito importante para a Kimberly saber que este site existe e ter a chance de monitorar seu público-alvo e a avaliação que sua marca possui junto a este público.


Obviamente nem tudo são flores. A E-life não consegue obter dados sócio-demográficos como em uma pesquisa Nielsen, pois o universo da internet é incontrolável, ou seja o cliente pode ter dúvidas quanto a eficácia do serviço oferecido pela E-life. Mas por que esta empresa vem crescendo tanto? Porque o mundo está acompanhando o crescimento da internet e as marcas sentem os efeitos positivos e negativos da mesma. Por isso, monitorar o que “falam da sua marca” na internet, pode ser considerado vital no mundo de hoje, pois é preciso saber o que seus consumidores falam sobre você.

Monitorar as mídias sócias é estar próximo do seu consumidor, utilizando suas críticas e elogios, para criar, mudar e inovar...

Um comentário:

  1. Turma, gostei muito do post. As mídias sociais dão poder ao consumidor e obrigam as empresas a correr atrás de algo que deveriam fazer há muito tempo.

    Obrigado pelo apoio e contem sempre conosco!

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