domingo, 16 de maio de 2010

Audiência de internet e mídias sociais


Palestrante: José Calazans
IBOPE Nielsen Online
Uso da internet/redes sociais no Brasil
















Pesquisa NETRATINGS

É realizada em 10 países: Brasil, EUA, Japão, Austrália, Alemanha, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Suíça.

É a pesquisa online mais importante do mundo!
No Brasil, são 20.000 pessoas monitoras.

Procedimento: instala-se o software na máquina da residência; toda informação gerada vai para um banco de dados da Ibope Nielsen, gerando pesquisa e depois, análise.

Nos Estados Unidos os usuários são pagos para serem pesquisados, porém, aqui no Brasil é proibido. Portanto, os pesquisados recebem assinatura de revista, jogo de panelas, presente no aniversário etc. como forma de “gratificação”.

Não existe no mundo monitoramento de computador público
(por exemplo, não é possível monitorar computadores de bibliotecas e cyber cafés porque não há perfis únicos de usuários)

Últimos resultados da pesquisa NetRatings:

  • 67,5 milhões têm acesso à internet de casa, trabalho, escola e lugares públicos como lan house (dados do ltimo trimestre de 2009)
  • 47 milhões têm acesso de casa e do trabalho (dados de março de 2010)
  • 42,6 milhões têm acesso de casa (dados de março de 2010)

O país onde o uso de internet mais cresce é no Brasil
Nos últimos 6 meses, o número de usuários cresceu 7% e chegou a 37,9 milhões!
O Brasil tem o maior tempo de uso da internet (índice de tempo médio de uso) entre os países pesquisados!

71 horas, 14 minutos e 32 segundos conectados em um mês

(por exemplo, os Estados Unidos utilizam 60:25:07)


  • Classes C, D e E já superam classe AB
  • Juntas é maior que AB
  • A tendência para os próximos anos é que a internet se popularize ainda mais
  • A grande maioria das classes C, D e E usam a internet em lan houses, porém este número vem caindo visto que os preços dos computadores vêm se tornando mais baixos, há possibilidade de fazer financiamentos e milhares de facilidades na hora de pagar.

O Brasileiro usa mais internet que o americano e o japonês
POR QUE?
Por que temos uma internet veloz? Não! (A Suíça sim! 90% da população possuem internet da melhor que há!).
Já os brasileiros? A grande maioria das pessoas utiliza da mais lenta que existe! O índice de pessoas que possui internet banda larga no Brasil é baixíssimo.
O Brasil e o Chile tem índices maiores de navegação em casa, o que significa uma oportunidade para os anunciantes já que as pessoas passam mais tempo navegando em cada site.
Os brasileiros usam mais a internet que os outros devido ao tipo de consumo dessa internet. Os brasileiros usam muito mais Orkut e MSN!

  • Mais de 70% dos internautas vão ao Orkut 1 vez ao mês
  • Mensagens instantâneas 30,6 milhões de usuários
  • 12,7 bilhões de minutos conectados

Em alcance o Orkut é maior no Brasil que

o Facebook nos EUA



Games sociais explicam o forte uso do Facebook em outros países. Por exemplo, o Farm Ville é o aplicativo mais utilizado no mundo!

Porém, brasileiros no Facebook preferem as mensagens aos joguinhos!
Empresas já investem nos aplicativos “advergames” (aplicativos patrocinados, uma tendência).

Outra novidade na rede:
Formspring.me

Uma nova rede social que permite que as pessoas questionem o usuário (como quiserem) e aguardem a resposta, como forma de conhecer melhor as pessoas.
O uso deste novo website está aumentando entre as pessoas mais jovens. Brasileiro gosta de novidades! E agora as agências estão descobrindo o Formspring.me como forma de fazer publicidade!

Modelo de negócios para informações 
específicas
Pode-se comprar uma análise , que é comparada com a dos concorrentes (a maioria das pessoas que opta por esse modelo de negocio é assinante. As agências querem os dados (números) e as empresas querem a análise completa. Os clientes podem ser tanto assinantes como veículos.
Hoje o IPOBE já consegue mensurar as citações positivas, negativas e ainda cruzar informações entre comunidades.


GRUPO 9: ARY RIBEIRO, BRUNA PEREZ, CAMILA DE CASTRO, LARISSA MORAES , RENATA LAUDISIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário