quinta-feira, 20 de maio de 2010

Google Adwords

Na última quarta-feira, 12 de maio, contamos com a presença da Gerente de Contas da Google AdWords Brasil, Luiza Borba, para uma palestra sobre o cenário do mercado online brasileiro e mundial, além de uma exposição bastante interessante da ferramenta de publicidade do Google.


Uma de suas primeiras considerações foi a constatação de que esse segmento está de portas abertas para receber profissionais que se interessem, mas que atualmente passa por uma fase de escassez de pessoas qualificadas. Apresentou brevemente, como funciona o processo seletivo da empresa e deixou claro que não é fácil entrar lá, pois apesar de pré requisitos, como a fluência em inglês ou saber trabalhar em equipe, é necessário ter o “jeito Google de ser”. A estrutura do processo é a seguinte: prova online, três entrevistas pessoais, duas entrevistas por telefone, além da passagem do currículo pelos líderes do Google Brasil e da matriz.


O mercado online no Brasil tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Segundo Luiza, cerca de 65 milhões de brasileiros tem acesso à internet, colocando o país na 7ª colocação em número de usuários, com crescimento anual de 22%. Em 2008, a venda de computadores superou em 11% a de aparelho de TV, fato que talvez explique o tempo de uso dos brasileiros na internet, aproximadamente 66h. Durante o período que ficam online, algumas das atividades de maior representatividade realizadas pelos usuários estão relacionadas a buscas de conteúdo, leitura em geral, compras, e relacionamento. Luiza afirmou que ainda existe uma supremacia do Google, onde ocorrem cerca de 90% das pesquisas, frente às outras ferramentas de busca, como Yahoo e Bing. Em relação às outras atividades, apresentou dados como o crescimento de 23% de compras online e o segundo lugar do Brasil em tempo gasto nas redes sociais, 6,3 horas por mês.


A internet, assim como qualquer mídia, deve ser utilizada em conjunto com outros meios para a maior eficácia das campanhas. Cada tipo de mídia, deve ser utilizada segundo estratégias e objetivos de cada campanha, e a internet pode ser vantajosa em alguns casos, pois apresenta algumas características bastante interessantes. Existe a possibilidade de segmentar o publico a ser atingido, fator que a TV aberta não possibilita, o custo de criação e veiculação é mais baixo, é possível calcular o retorno a ser atingido, entre outras coisas.


A partir das informações até então apresentadas, nos foi exposto a ferramenta Google Adwords. Inserido no canal de busca, existe a venda de espaços publicitários àqueles que se interessem em ter a visualização de suas empresas não só na busca orgânica. A partir da venda de palavras chave, ocorre um “rankiamento” por relevância, e é quando os anúncios são exibidos como resultado. O pagamento por tal serviço ocorre de acordo com o número de “clicks” que o anuncio recebe (CPC), possibilitando o calculo e monitoramento do retorno do investimento. Outro beneficio que a ferramenta traz é a possibilidade de segmentação geográfica tornando a campanha mais assertiva em relação ao público desejado. A maior dificuldade que os anunciantes podem encontrar é a escolha das palavras chave corretas. Essa definição deve ocorrer por meio da projeção do ciclo de compra do cliente, onde se deve supor as palavras pensadas pelo consumidor no processo de compra. A presença das marcas na internet tem extrema importância hoje em dia, visto que 37% das pessoas que fazem pesquisa estão à procura de produtos/serviços que viram na TV, além de que existe uma associação na busca com o sucesso da empresa, ou seja, a confiabilidade do usuário aumenta caso a marca apareça nos primeiros resultados da busca.


Como complemento do assunto abordado, disponibilizamos mais alguns conteúdos, são eles:

Case de sucesso Google + Unilever
http://www.youtube.com/watch?v=WKR6q1J5EkM


Case de sucesso Google + Eletrônica Santana http://www.youtube.com/watch?v=0oxOMC-MkHo&feature=channel


Como funciona a Rede de Conteúdo:

http://www.youtube.com/watch?v=dMXyFWaPvQM&feature=channel



Glossário do AdWords:

http://www.youtube.com/watch?v=tsKBp1CsJeI


Obrigado,


André Khouri
Heloísa Figueiredo
Vanessa Ramaglia

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