quarta-feira, 5 de maio de 2010

ADVERGAMES

Advergames, o jeito divertido de anunciar.

Na ultima quarta-feira, dia 28 de abril, tivemos uma palestra sobre advergames. Para essa tarefa foi escalado Fernando Chamis, sócio-diretor da produtora de jogos Webcore Games (http://www.webcoregames.com.br).
O nome já entrega, advergames é o que temos quando somamos games com advertising. Mas as vantagens que essa ferramenta nos proporciona fogem do óbvio. Por exemplo, o tempo de exposição com a marca é bem superior ao de um anúncio impresso ou um filme de 30 segundos. A média do tempo gasto com um game casual pode variar de 4 à 30 minutos.
Outra vantagem é a boa vontade que o público geral tem com os games. Pesquisas mostradas pelo palestrante indicaram os advergames como o tipo de intervenção que mais agrada os consumidores. Seja criando um novo jogo ou pegando carona em algum já existente. Em sua campanha eleitoral, o atual presidente dos Estados Unidos da America, o senhor Barack Obama, não perdeu a oportunidade de marcar presença onde uma considerável parcela de eleitores estaria.



Utilizar jogos na sua estratégia de comunicação não é mais privilégio apenas de marcas com o perfil jovem. O perfil das pessoas que jogam algum tipo de jogo casual no seu dia-a-dia não é tão limitado quanto se imagina. Pessoas de todas as idades, independente do sexo (45% das pessoas que jogam são mulheres) estão dispostas a gastar alguns minutos do seu tempo em um jogo divertido. A prova disso são os incríveis números do jogo mais popular do facebook, 31 milhões de pessoas jogam Farmville pelo menos uma vez por dia. Contando as pessoas que jogam pelo menos uma vez por mês, esse número sobe para 80 milhões.
No Brasil o mercado para produtoras de games ainda deve crescer muito. Agencias do país estão reconhecendo cada vez mais a importância desta ferramenta. Oferecendo diversão e entretenimento através de um jogo, uma marca pode melhorar sua imagem e chamar mais atenção. A Rexona grande sucesso com o game Rexona X Race (http://www.rexona.com.br/xrace/). Além de muito bem feito, o jogo incorporava totalmente o espírito do resto da campanha, apresentada também em filmes e anúncios impressos.



http://www.youtube.com/watch?v=IzVmqZmsO5I

Os dois melhores jogadores ainda ganharam o direito de competir em uma prova real. O jogo fez tanto sucesso que continuou online mesmo após o término da promoção.
O mercado de advergames no nosso país ainda está caminhando, mas será em breve uma parte importante no plano de comunicação das grandes marcas.

Fernando Puertas
Rafael Dempsey

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