quarta-feira, 22 de setembro de 2010

TrueTech - Video on Demand (VoD)

Vídeo é uma mídia extremamente instável e eternamente causadora de fascínio. O fato é que esta forma de expressão artística, documental e comercial, não parece deixar de se configurar uma novidade na vida das pessoas. Supõe uma linguagem, uma inter-relação entre imagem e espectador, em que a primeira sai da tela para interagir com o resto do meio, integrando as imagens junto aos demais elementos que a formam.


Na atualidade, os avanços da tecnologia, permitem ampliar o leque de suas possibilidades criativas, surgindo novas formas de lidar com seus recursos e conceitos, ou seja, hoje podemos fazer os mais diversos tipos de vídeo, assim como podemos fazê-lo para as mais diversas finalidades. Neste momento falaremos de uma modalidade específica do vídeo, que está em fase de estruturação, mas que vem ganhando adeptos de consumo e produção. Vamos falar de “Video on Demand” ou Vídeo sob Demanda.

O conceito do VoD, por Marcelo Spinassé:

Vídeo sob demanda, abreviatura VoD de Video on Demand, em inglês, é uma solução de vídeo sobre DSL (Digital Subscriber Line), ou outra tecnologia banda larga, que são famílias de tecnologias que fornecem um meio de transmissão digital de dados, aproveitando a própria rede de telefonia que chega na maioria das residências.

Hoje, temos a nossa disposição uma infinita gama de conteúdos. O avanço da tecnologia de produção de vídeo tornou possível produzir material de alta qualidade utilizando equipamento de custo acessível ou até gratuito, tanto para as empresas quanto para as pessoas físicas. E o resultado é uma quantidade ilimitada de conteúdos nesse formato.


Assim como o YouTube, sites especializados neste tipo de conteúdo se proliferam e ampliam a liberdade do vídeo dentro do cotidiano das pessoas. A questão fundamental desta prática está no controle do conteúdo que se expõe na internet, ou ainda, está em produzir conteúdo que gere renda, ou seja, VOD.


Na realidade do Vídeo sob Demanda, temos a internet sendo amplamente utilizada para veiculação deste tipo de material por empresas, ou seja, material de conteúdo protegido. Grande parte da atração desta ideia está nos custos de produção de vídeos para a internet, que é muito abaixo das vultosas verbas necessárias para a televisão, uma vez que a qualidade do vídeo na internet é relativamente inferior. Outro ponto de realce para esta prática está no fato de a divulgação ser muito mais barata e direcionada do que na televisão, já que a internet pode se dividir em nichos caso necessário, sendo assim mais fácil detectar e atingir seu público alvo.

Como informações técnicas se tornam interativas com o uso de vídeo, por Spinassé:

Além de questões técnicas, temos uma variável fundamental para o estabelecimento do VOD: o público está se tornando cada vez mais imediatista e valorizam conteúdos acessíveis, ou seja, conteúdos que possam ser acessados, independente de horário, local ou forma.


O que eu quero. Onde eu quero. Como eu quero. (WiWIWi)

A internet é o meio que mais atende a essa necessidade e que, dessa forma, atrai mais e mais pessoas, ou ainda, atrai pessoas que antigamente consumiam apenas meios "físicos" (tv, radio, jornal, revista), oferecendo vários tipos de meios de comunicação (portais, redes sociais, música, VÍDEO), e, principalmente, disponibilizando mais formas de satisfação do consumo imediato, de produtos e entretenimento.


Glossário:
Plataforma web


Existem vários tipos de plataformas de divulgação de vídeos na internet, sendo o Youtube o mais conhecido no Brasil. No entanto, há a já citada desvantagem, de perda do controle sobre o conteúdo, ou seja, está além de sua capacidade coibir anúncios prejudiciais ao objetivo do vídeo. O VOD se baseia em outro tipo plataforma, sendo inclusive o grande mote do seu sucesso. Na era da liberdade de expressão, o grande trunfo desta modalidade de vídeo vem, justamente, do controle de conteúdo.

Conteúdo Premium

Este tipo de conteúdo está relacionado, principalmente a filmes, palestras e precisa necessariamente estar protegido por alguma espécie de senha. Tem como principal vantagem, o fato de que comprar um conteúdo digital, permite que você tenha a liberdade de acessá-lo em qualquer lugar e hora, o que é mais valorizado pela nova geração do que a posse física do produto.





Exemplo de página na web com o serviço VoD.

O que é um conteúdo Premium e como ele funciona, por Spinassé:
http://www.youtube.com/watch?v=xTWJ67OLgfQ
O futuro na internet é o vídeo, uma vez que a transmissão de conteúdo por ele é muito mais fácil e "rápida", e o futuro do vídeo eh via IP.


Agradecemos ao Marcelo Spinassé, da TrueTech,
que nos contou mais sobre o VoD.

Ísis Alvarez - Sue Ellen Baia - Yéssica Klein - Tamíris Idalgo Abib
CSOS 6D



Nenhum comentário:

Postar um comentário